Em se tratando de móveis e decoração, o estilo retrô está em alta. Em meio a tecnologia e padrões cibernéticos, a decoração com móveis retrô tem papel pontual em casas, apartamentos ou ambientes comerciais.
O clássico é moderno! Essa afirmação poderia soar como um tremendo equívoco. Se é clássico, não tem como ser moderno. Errado!
Inspirado nos móveis que fizeram sucesso há décadas, os móveis retrô vieram para ficar por muito tempo. Aquelas peças lindas que decoravam as casas de nossos avós e bisavós, sempre trazem consigo um charme inquestionável.
Para criar um ambiente com móveis retrô, sem perder de vista o seu lado moderno, o ideal é combinar as peças e não exagerar nas “antiguidades”.
Se você curte móveis retrô, continue a leitura e descubra como criar ambientes lindos e cheios de charme.
Mais aconchego
Os anos 50, 60 e 70 são fontes que estimulam a criação de móveis aconchegantes e carregados de lembranças da infância de muita gente.
Nessas décadas, agora bem distantes, os móveis eram marcados pelos chamados pés palitos, feitos de madeira e levemente voltados para fora. Acompanhavam ainda as gavetas inclinadas (algumas sem puxadores), sofás mais enxutos, bases torneadas e poltronas “futuristas”.
Os traços da época revelam, ao fabricar-se móveis retrô atualmente, aconchego e um ar mais leve. São sensações que privilegiam quem decora usando o estilo retrô.
Decoração Retrô x Vintage
Para quem acha que móveis retrô ou vintage são a mesma coisa, temos um adendo a fazer. O estilo retrô, diferentemente do vintage, transforma os móveis antigos e insere uma pegada moderna.
Deste modo, os móveis retrô são aqueles produzidos hoje em dia, mas inspirados nos traços das três décadas citadas.
Os móveis retrô não devem ser uma cópia fiel de épocas anteriores. Mas, um novo olhar sobre o que foi usado no passado.
Importante: O estilo retrô é uma nova visão, entretanto, não pode perder a essência das peças do passado.
Onde posso usar os móveis retrô?
Em qualquer lugar! Essa é a resposta para a dúvida de muitas pessoas. O estilo retrô fica bem em todos os ambientes do lar ou de salas comerciais.
Se antes eram usados somente nas salas de estar, agora o jeito retrô encanta em qualquer ambiente.
Veja nossas dicas e aproveite para inovar na sua decoração!
Na sala de estar
Lugar de múltiplas possibilidades, a sala de estar recebe muito bem os móveis retrô. Decorar com uma mesa de centro ou lateral e uma poltrona retrô são dicas fáceis para aderir e acertar.
Móveis inspirados nos anos 50 vão deixar a sua sala de estar super charmosa. Os pés palitos vão trazer a suavidade ao ambiente e dar um toque todo especial de requinte.
As poltronas “futuristas” dos anos 60, acompanhadas de um pufe estilo anos 70, completam com maestria um ambiente harmônico e lindo.
Na cozinha ou sala de jantar
A cozinha é um lugar que contém eletrodomésticos modernos. Nem por isso, um toque retrô não pode ser usado.
Os móveis retrô ficam muito bem ao misturá-los com aparelhos modernos. O aconchego em meio a um ambiente com objetos contemporâneos é proporcionado por peças estilo retrô.
Na sala de jantar, as possibilidades em móveis estilo retrô são muitas. Aparadores clássicos dos anos 60 com os pés palito dos anos 50, por exemplo, deixam o ambiente lindo e confortável.
Dica extra: Sabe aquela cômoda antiga que você não sabe o que fazer? Ela pode virar uma bancada ou uma cristaleira para guardar os potes ou copos.
No quarto
O quarto é outro lugar que pode receber diferentes móveis retrô, sem perder os traços contemporâneos.
Hoje em dia, o que está sendo muito usado é a cama e o roupeiro em tons neutros, abrindo espaço para outros móveis retrô, como a penteadeira ou a cômoda em cores mais chamativas.
Os móveis retrô do quatro podem inserir na lista de desejos, as cadeiras ou poltronas com traços retrô.
No escritório (ou no home office)
Os escritórios (e home office) que misturam móveis retrô com aparelhos modernos são um charme à parte.
Usar cadeiras retrô fica muito legal e proporciona mais aconchego ao ambiente. Uma escrivaninha ou mesa com perfil retrô pode completar o lugar.
Outra dica é usar uma cristaleira para organizar e expor os seus livros. A mudança de função original da peça tem seu charme!
E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje falando um pouco dos móveis retrô? Continue acompanhando nossos textos para acertar sempre em seus ambientes!