Muito presente na casa dos avós e familiares mais antigos, a cristaleira vem conquistando espaço em diversos lares atuais.
As utilidades da cristaleira dependem da intenção de cada um, mas uma coisa é certa: ela não serve apenas para acumular pó!
A cristaleira, móvel que surgiu no século XVII, passou por diversas gerações e chegou aos dias de hoje com muito charme e beleza. Ultrapassadas? Errado! Se depender do design elegante e da composição, o resultado fica moderno, estilo clean.
Se você quiser saber mais sobre como usar a cristaleira na decoração, continue lendo o artigo e descubra dicas especiais!
Cristaleira não é enfeite: use de forma funcional
Já falamos que a cristaleira não serve apenas para acumular pó. Não use ela apenas como enfeite ou a deixe esquecida em qualquer canto da casa.
Mesmo que a sua beleza e charme sejam evidentes até mesmo quando estão sozinhas, dá para fazer melhor. Uma composição harmônica valoriza o aspecto estético e ainda por cima, contempla sua funcionalidade.
As louças, pratarias e os cristais mais bonitos compõem muito bem a cristaleira. Sua cristaleira não será uma novela, mas vai ficar cheia de charme.
Lugares onde incluir a cristaleira
Sem muitas regras a cumprir, o ambiente mais adequado para inserir a sua cristaleira pode variar. Há quem goste muito de acomodar a peça na sala de jantar ou na cozinha. Esses são, inclusive, os lugares mais comuns.
Outras opções estão caindo muito bem. A aposta da cristaleira no hall de entrada da casa é uma delas. Tem ainda, salas de estar, áreas de festa e escritórios que recebem muito bem o móvel. Vale a criatividade!
-
Sala de jantar
A cristaleira fica muito bem na sala de jantar. Usar cristaleiras em suas cores originais, geralmente em tons amadeirados escuros, é uma ótima escolha.
Na composição, peças em estilo retrô ou vintage podem criar as combinações mais charmosas.
As taças de vinho, os pratos mais bonitos, seus cristais preferidos e algumas bandejas podem completar a lista de objetos.
-
Cozinha
Guardar e expor os artigos de culinária com estilo. A cristaleira na cozinha é o lugar para peças finas ou de valores sentimentais.
Recomendamos usar a cristaleira da cozinha como um armário complementar, ou seja, que não tenha que armazenar toda a louça do dia a dia.
O ideal é que ela tenha portas para proteger os objetos da umidade e de gorduras que certamente estarão por perto. Sua posição mais indicada é próxima à mesa de jantar.
-
Hall de entrada
Se o hall de entrada da sua casa for próximo à cozinha ou da sala de jantar, uma cristaleira pode dar as boas-vindas. No corredor ou em um canto do hall de entrada, elas ficam um charme.
Escolher uma cristaleira de vidro é uma ótima decisão. Logo na entrada, os visitantes poderão apreciar as suas peças de louça mais bonitas e os cristais que você adora.
-
Área de festas
Na área de festas ou no salão gourmet, o mais indicado é usar uma cristaleira que tenha espaço especial para copos e pratos. O uso desses utensílios é mais constante no ambiente. Bandejas também podem ser guardadas por ali.
Uma dica para os dias de confraternização com os amigos, é deixar as portas abertas para que seus convidados se sirvam à vontade.
-
Escritório (ou home office)
A cristaleira é mesmo um móvel versátil. Os modelos atuais são inspirados no estilo clássico, mas algumas peças possuem uma pegada moderna.
No escritório (ou no home office), a melhor opção é uma cristaleira que tenha expositor para objetos. Usar livros, quadros com lembranças de viagens e símbolos da sua área de atuação é uma ótima pedida.
Dica extra: Mostre seus cristais de maneira atraente
Se a intenção é valorizar a cristaleira e usá-la da melhor maneira, não coloque os itens de qualquer jeito dentro (ou em cima) da cristaleira.
Organizar por categorias e deixar eles cuidadosamente em fileiras, resulta em uma composição mais atraente.
Procure expor as suas peças mais bonitas na parte envidraçada. Se tem valor sentimental, também as deixe em destaque.