O banco rústico é somente para a casa de campo, certo? Errado! O móvel está sendo muito utilizado em diversos ambientes nos lares urbanos. Saiba mais!
Lembra do tempo em que o banco rústico ou qualquer outro móvel nesse estilo era sinônimo de casa de campo? Olha, eu confesso: faz tanto tempo que até esqueci. Não é novidade que os móveis rústicos conquistaram um espaço muito grande na decoração.
Combinar elementos de toques naturais ou estruturas expostas com peças ou revestimento de estética oposta, por exemplo, cria um contraste maravilhoso. Desta forma, a madeira cumpre o seu papel de completar um ambiente com beleza e aconchego.
No caso de um banco rústico bonito, as funções podem variar de acordo com o ambiente. Continue a leitura e saiba como usá-lo, bem como aprenda as possibilidades de decoração.
Banco rústico, o curinga!
Imagine o banco rústico em diferentes ambientes da sua casa. Imaginou? Ele se encaixa em quase todos os lugares. Ou melhor, não apenas vai encaixar, mas pode tornar-se o protagonista ou compor um cômodo com autoridade. Sem contar que os modelos são ótimos para você improvisar na decoração.
Quando falamos em banco rústico, podemos considerar desde os modelos puramente de madeira e aqueles com tecidos e estofados. A maioria dessas opções tem espaço garantido na decoração de casas, apartamentos, escritórios, entre outros ambientes. Com criatividade e auxílio de quem entende do assunto, dá para promover cenários inspiradores para áreas internas ou externas.
Como usar o banco rústico nas áreas internas
O primeiro passo para saber como usar o banco rústico dentro de casa é pensar na sua utilidade. Como você já sabe, ele é um curinga. Porém, fica ainda melhor quando você consegue imaginá-lo em algum cômodo da casa. Pode ser para completar a decoração da sala de estar ou para separar dois ambientes, por exemplo.
Para facilitar a sua vida, trouxemos algumas dicas super bacanas para você usar o banco rústico dentro de casa:
Na sala de estar:
Qual é o tamanho da sua sala de estar? Dependendo do espaço disponível e a posição dos móveis, é possível utilizar um banco menor. O famoso banquinho de madeira, aquele mesmo que você conhece, pode virar uma mesinha lateral com objetos de decoração, como um vaso de flor ou porta-retratos.
No caso da sua sala ser integrada a outro ambiente, o banco rústico pode servir de aparador. Deixe ele atrás de um sofá com itens decorativos em cima dele ou simplesmente, faça-o ser o principal divisor entre os cômodos.
Outra boa dica é usar o banco rústico como mesa de centro. As diversas opções de bancos permitem que você escolha um modelo lindo. O único cuidado que você deve tomar é em relação ao tamanho desse banco, que não pode ultrapassar as proporções do sofá.
No hall de entrada:
Se a sua casa ou apartamento tem um hall de entrada, saiba que trata-se de um excelente lugar para compor com um banco rústico. Entre os modelos recomendados, existem aqueles lindos e charmosos que lembram as clássicas namoradeiras. Seu papel pode ser o de completar o ambiente ou servir como decoração.
O banco rústico pode ser utilizado como assento para as visitas, para elas deixarem seus casacos e bolsas ou até como o cantinho da leitura da família.
Na sala de jantar:
A sala de jantar é um lugar especial para receber o banco rústico. Os modelos maiores e sem encosto combinam muito bem com mesas e cadeiras de madeira. Um banco feito com madeira de demolição seria uma excelente escolha (anote aí).
Se a sua sala de estar for pequena, pode optar por um banco maior encostado na parede, junto à uma mesa retangular com cadeiras do outro lado. A sensação pode ser a de estar em um bar dos filmes e séries americanas. Legal, não é? Além do cenário criativo, você ainda economiza espaço e pode ter mais gente à mesa.
No quarto:
O banco rústico também tem seu espaço no quarto. Os modelos menores, estilo “banquinho”, servem de criado-mudo e podem receber objetos decorativos, como um abajur e alguns livros. Já os modelos maiores, são ótimos para estarem no “pé da cama” e dar mais requinte ao cômodo.
No quarto das crianças, eles são excelentes para que os pequenos coloquem suas roupas, calçados e outros objetos. Neste e no caso anterior, procure por um banco que seja um pouco mais baixo que a cama e tenha a mesma (ou aproximada) largura.
No banheiro:
O banheiro ganhou mais atenção nos últimos anos, sendo uma peça bastante lembrada na hora de decorar. Aqui, o banco rústico pode estar perto da banheira para que você deixe objetos. Além disso, ajuda a deixar o ambiente mais “descolado” e agradável.
Na parte do chuveiro, um banco rústico pode dar a sensação de se estar na academia ou em um clube. No entanto, é importante que você escolha uma madeira mais resistente à umidade.
Enquanto isso, no jardim…
Achou que esqueceríamos a parte externa da casa? O banco rústico tem lugar cativo em jardins e varandas. Ele pode estar sozinho ou em belas composições com outros móveis para criar um ambiente mais aconchegante. Incluir cachepôs de madeira é uma ótima ideia para compor com o banco rústico.
Se o seu desejo é criar um espaço para os amigos e familiares, combine um banco rústico com uma mesa bonita de madeira de demolição. Daí para frente, fica muito mais fácil decorar o restante do local.
Esperamos que esse post tenha sido útil para você poder arrasar na decoração. Leia também Móveis rústicos: como decorar espaços sem exageros. Aproveite e venha até a nossa loja para conhecer nossas peças de decoração!