biombo

Áreas Externas  |  Decoração  |  Móveis Retrô  |  Móveis Rústicos
O biombo vai muito além de uma divisória decorativa. Seus diferentes modelos permitem decorar ambientes e deixá-los mais bonitos e intimistas. Confira!

Sabe aquela brincadeira da nossa infância, o “pique-esconde”? Acho até que era mais conhecida como “esconde-esconde”! Enfim, a brincadeira também conquistou o seu espaço na decoração de interiores, com a inclusão do biombo.

Móveis como o biombo criam uma atmosfera mais insinuante, não deixando nada a desejar a outras peças. Em contrapartida, as fendas e transparências criam um ar de mistério no vestuário.

Saiba agora como usa-lo da melhor maneira na sua decoração. Tenho certeza que você vai adorar conhecer mais sobre essa peça instigante. Acompanhe!

O que é biombo?

Para te explicar direitinho o que é, voltamos rapidamente ao século XII. Isso, mesmo que você leu: século XII. Inicialmente, ele foi feito no Japão para barrar o vento. Mas, 10 séculos depois, começou a ser usado como divisor de ambientes ou para decorar.

Agora, uma explicação clássica: você já ouviu falar na Era de Ouro do Cinema Americano? Foi nessa época que as divas começaram a se despirem escondidas atrás dos biombos. O ato transformou o móvel em ícone do cinema e até hoje mexe com a imaginação de muita gente.

Como usar o biombo?

Se considerarmos o biombo mais como um modelo decorativo, ele pode ser bem eclético. Modelos feito em madeira, tecidos, ferro ou metal são os mais vistos nos mais diferentes cômodos.

Atualmente, o móvel tem sido bastante utilizado em casas e apartamentos com janelas maiores, onde a privacidade não é um ponto forte. Assim garante que os moradores possam descansar sem ter que fechar cortinas e persianas.

Aquela ideia antiga de que ele só serve para bloquear a entrada de luz nos ambientes não condiz com as suas funções. Ser obrigado a fechar cortinas e persianas é bem pior, pode ter certeza. Mesmo porque, é fácil de encontrar modelos de biombo de madeira que são vazados no meio.

É possível ainda, usa-lo como suporte para um lindo mural de fotos. Ou ainda, optar por um modelo que venha com espelho, criando a sensação de amplitude ao local.

biombo

Quais são as vantagens do biombo?

Se pensa que perder um pouco de espaço será um problema, pode começar a avaliar diferente essa situação. Um biombo permite que você visualize parte do ambiente sem revelar tudo que está nele.

Este móvel não é apenas uma divisória de ambientes decorativa. Serve também como uma “tela de privacidade” elegante. Além disso, pode ser instalada justamente para demarcar um espaço mais intimista.

Ele não desvia apenas os olhares indesejáveis para determinados momentos, mas ajudam a descansar. Por exemplo, se você tem um escritório dentro do seu quarto (home office), um biombo pode esconder a sua área de trabalho.

Biombo no jardim e varanda

Um biombo protege, mas também decora! Nem só de ambientes internos vive a decoração com biombo. No jardim de casa ou na varanda, ele pode perfeitamente ter o seu lugar.

Nesses casos, são indicados modelos mais robustos, como os de madeira maciça ou metal. Além de charmosos, são mais resistentes às ações do tempo, como o sol, chuva e vento.

Outros tipos de materiais, como o bambu e o vime, também podem fazer parte do jardim ou varanda. Porém, devem estar firmes em sua estrutura no biombo.

Dicas especiais

Antes de encerrar o texto, vamos lhe dar mais algumas dicas para você se inspirar. A lista abaixo abre boas possibilidades de uso. Confira:

  • Biombo no lugar de cortinas;
  • Separação decorativa de ambientes;
  • Parede no canto do ambiente;
  • Sala de jantar mais reservada;
  • Decoração nos quartos;
  • Criar um espaço para leitura;
  • E, também, utilizar como cabeceira de cama.

biombo

Então, caro (a) leitor (a), gostou do texto sobre o biombo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais decorativos!

 

Leve nosso eBook com você!

Baixe gratuitamente e aprenda como arrasar na disposição da sua mesa! BAIXAR GRÁTIS