Misturar estilos de decoração é uma tendência. E dá muito certo! Aprenda como fazer e não errar nas escolhas. Leia nosso artigo completo.
Diante de diversos estilos, modelos, cores e gostos pessoais, decorar requer muito mais do que simplesmente ir à caça de móveis. Já se foi a época em que se usava o mesmo tom de cores e um só jeito de decorar.
Os tempos são outros! A monotonia perdeu espaço para estilos de decoração que compreendem diferentes peças e cores. Móveis no estilo retrô, por exemplo, podem criar uma proposta de contraste com o ambiente moderno. Desde que tenha harmonia e seja proposital, o resultado é perfeito.
No texto de hoje, você vai aprender a misturar os estilos de decoração e acertar em cheio nas suas escolhas. Leia todo o conteúdo e comece a colocar em prática o seu projeto.
Estilos de decoração: moderno com retrô
Na teoria, moderno e retrô não poderiam se misturar. Mas, na prática, eles podem combinar e ficarem lado a lado, em perfeita harmonia.
É uma tendência atual decorar misturando esses dois estilos de decoração. Uma proposta muito bacana é ter uma casa moderna e em algum ponto incluir uma (ou mais) peça retrô. O contraste fica lindo! Experimente ter uma cozinha com eletrodomésticos modernos em inox e completar com uma geladeira ou uma cristaleira estilo retrô. Você vai se surpreender com o resultado.
Do mesmo modo, a sua decoração poder ter um estilo mais rústico, incluindo móveis lindos que revelam mais aconchego e a sensação de conforto. Em meio a esses móveis, aparelhos eletrônicos ou peças de arte moderna dão um toque contemporâneo, produzindo um ambiente familiar com detalhes da vida moderna.
Estilos de decoração: sofisticado com rústico
Sabe aquele estilo sofisticado e com elegância que encantam os nossos olhos? Ele também combina com o rústico, pode ter certeza.
Em uma decoração sofisticada, com tapetes e cortinas de seda lindos, caem muito bem peças de madeira, plantas e objetos de decoração com uma pegada mais rústica.
Mas, preste atenção! Misturar esses dois estilos de decoração merece um cuidado especial: use somente objetos e móveis rústicos de alto padrão de qualidade e acabamento de primeira. Do contrário, sem atestar esses dois itens, o resultado pode não ser o esperado.
Estilos de decoração: contemporâneo e romântico
Um casamento que dá certo é a mistura do contemporâneo com o romântico. Eles se dão muito bem juntos, sabia?
Móveis estilo retrô ou marcenaria lisa ficam muito bem quando o ambiente é completado com papel de parede floral. Experimente ainda, usar elementos minimalistas e elegantes, como os sofás revestidos com tecidos lisos.
A mistura desses dois estilos de decoração transforma o ambiente em um local aconchegante e cheio de romantismo.
Mistura de cores
A mistura de cores também é muito bem-vinda para quem gosta de diversificar nos estilos de decoração.
Uma boa aposta é usar peças em tons mais coloridos, caso as paredes e o restante do ambiente forem compostas de cores neutras. Em contrapartida, se o ambiente tiver um cenário de mais cores, os móveis e outras peças devem seguir tons neutros.
Mistura de linhas retas e curvas
Equilíbrio! Essa é a palavra-chave para misturar as linhas na decoração dos ambientes. Isso porque as linhas estão presentes no contorno de objetos, assim como em todos os móveis e peças complementares.
As linhas influenciam no visual e até mesmo no bem-estar que os ambientes devem proporcionar. É por este motivo que a mistura bem-feita de linhas retas e curvas é tão importante. Sem exageros em uma ou na outra!
Criatividade e personalidade
Para criar um ambiente agradável, bonito e que tenha vários toques da sua personalidade, você pode abusar da criatividade. Um ambiente com diferentes estilos de decoração pode transmitir diferentes sensações.
E para quem mora com outras pessoas, sejam familiares ou amigos, misturar os estilos de decoração é uma forma democrática de inspiração. Além disso, as personalidades distintas que vivem por ali ganham espaços com a “cara de cada um”.
Como você acabou de ler, misturar estilos de decoração dá muito certo. Crie ambientes em que as peças e os complementos fiquem em harmonia, sempre. O resultado é perfeito!
E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje falando da mistura de estilos de decoração? Continue acompanhando nossos textos e acerte em cheio nos seus ambientes.